Biografia

Filho de Figura...

Figura há-de ser!

De pequenino queria ser futebolista. Jogador do Benfica, pois claro! Cavalos e toiros? Isso era a profissão do pai, a ele importava a bola. Mas o destino havia de estar traçado e a esse, Luís André da Silva Vicente, não poderia fugir... 

O começo de uma carreira

Nasceu a 15 de Outubro de 1996, Luís André da Silva Vicente, filho primogénito do cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol. Foi ao colo do pai, e com apenas 1  ano de idade, que pela primeira vez montou a cavalo.

Em criança, ainda que os cavalos fizessem parte do seu dia-a-dia e acompanhasse frequentemente o pai nas corridas, o toureio não o atraía totalmente.

Até que aos 11 anos, querendo ser presença constante na vida do pai, acabou por tomar o gosto e toureou a sua primeira vaca montando o Mustang.

Herdou o nome Rouxinol, a que acrescentou o 'Júnior', nascendo assim mais um toureiro na família. Apresentou-se em público com 14 anos, a 28 de Maio de 2011, num Festival em Serpa, de onde não esquece as palavras que lhe dirigiu o maestro Vítor Mendes: "Não sejas mais um!".

Em 2012 apresentou-se como amador na Praça de Toiros do Campo Pequeno e deu nas vistas.

Regressou a Lisboa em 2014, onde a 19 de Junho passou com distinção na prova de praticante. 

"Se torea como se es"

Já o dizia Juan Belmonte e Rouxinol Jr. garante essa máxima. De ano para ano, tem acumulado triunfos e troféus, sobressaindo na categoria que tem até aqui representado, como o mais regular e destacado cavaleiro, participando ao longo destes anos em corridas de peso, ombreando com Figuras e muitas vezes, 'roubando-lhes' os triunfos.

Mantém a simplicidade e a simpatia que adquiriu por herança genética, aliada à ambição e às ganas de quem quer ser Figura do Toureio.

Perder, não é com ele: "Eu sou bastante exigente comigo próprio e sou o exemplo do meu pai, ele quando há troféu e não o ganha, fica bastante chateado!".

O ídolo

"Oh pai gostava de ser cavaleiro como tu!". Foram estas as palavras que Luís Rouxinol Jr. disse ao pai, quando um dia perspectivou seguir-lhe as pisadas e tornar-se também ele cavaleiro.

Ciente e crente de muitos outros artistas, Luís Rouxinol Jr. tem apenas num cavaleiro a sua admiração maior e a vontade de chegar ao patamar que este chegou: O pai, a quem considera um amigo, a referência, o ídolo, o exemplo e a base... o seu tudo. 

Ao mesmo tempo, Luís Rouxinol é para o filho o mais exigente dos seus seguidores. Impõe nos treinos, exige em praça, partilham dos mesmos gostos e raramente se vê um sem o outro estar ao lado.

Outro Rouxinol houve com peso na formação de Luís André. O seu avô paterno, Alfredo Vicente, a quem o Jr. deve os primeiros ensinamentos a montar e incentivos aquando da decisão de ser toureiro.

Agora, o sonho de Rouxinol Jr. é apenas o de chegar a Figura do Toureio tal como o pai.

E o pai, Luís Rouxinol, e o seu avô, assim esperam...

2017 - a Temporada especial

Este ano, Luís Rouxinol comemora 30 anos de alternativa e Luís Rouxinol Jr. irá tirar a sua, a 20 de Julho, na Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa, tendo por padrinho o seu ídolo.

Naquele que será um ano importante para a família Rouxinol, a temporada tem sido cuidada e pensada ao pormenor pelo apoderado e amigo Francisco Penedo, que perspectiva para Rouxinol Jr. a sua presença em corridas e praças de peso.

Em 2017, Luís Rouxinol Jr. dará um dos passos mais importantes da sua carreira, pelo que a responsabilidade aumenta e a competição também. Tudo está nas mãos de Luís Rouxinol Jr. para um 2017 em grande!