7 e 8 de setembro: uma Categoria de fim de semana

10-09-2019

Luís Rouxinol Jr. teve duplo compromisso no passado fim de semana, tendo-se destacado em ambos os festejos que participou.

Sábado na Nazaré, deixou patente a sua raça e ambição nas duas grandes lides que protagonizou, com destaque para a primeira. Domingo, no Sobral de Monte Agraço, e numa corrida de muita emoção para o jovem toureiro já que se prestava homenagem ao seu amigo e antigo apoderado, Francisco Penedo, resultou no mais convincente da tarde com uma actuação séria e de determinação.

Assim, o viu a imprensa:

FALAR DE TOIROS (por Catarina Bexiga)

"NAZARÉ: A primeira actuação de Luís Rouxinol Jr. e a segunda faena de Nuno Casquinha marcaram a última da temporada nazarena. Rouxinol Jr. mantém a disposição que sempre teve, mas está cada vez mais cuajado como toureiro. Depois de um grande segundo comprido com o "Aquiles"; a serie de curtos, montado no "Douro", teve ligação, intencionalidade e vibração. Com o seu segundo, manteve a entrega; mas, montado no "Girassol", os resultados foram menos brilhantes."

"SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr. assinaram duas grandes actuações na tarde de homenagem a Francisco Penedo. Esta foi, sem dúvida, a melhor forma de lhe retribuírem a amizade e cumplicidade que existia entre eles. Rouxinol marcou a diferença de saída, destacando-se um grande primeiro comprido, montando o "Aquiles". Depois sem perder a sua personalidade toureira, com o "Douro", teve uma actuação muito intencional e com muito conteúdo. Luís Rouxinol Jr. voltou a confirmar o seu grande momento. Toureou o sexto da ordem e encerrou com "chave de oiro" a tarde. Se é verdade que a sorte de gaiola, com que começou a actuação, resultou muito traseira, soube depois remontar com os curtos, montando o "Amoroso". A serie de curtos foi intensa, entrando ao toiro com determinação e cravando com impacto. E um bom par de bandarilhas a fechar! Mais uma grande actuação, para um grande fim-de-semana de Rouxinol Jr.".

TAURONEWS (por Afonso Carreira e João Galamba)

"NAZARÉ: O segundo toiro transmitiu de saída. Rouxinol recebeu o oponente dando vantagens numa tira correcta colocando um excelente comprido de frente. Para os curtos foi buscar o Douro e tomou conta do oponente deixando 4 curtos e um palmito rematados em bregas cingindas, com destaque para o terceiro. Para o quinto da noite Rouxinol Jr crava dois compridos regulares com o Gabiru! Sai com o Girassol nos curtos não tendo conseguido sobrepor-se ao oponente da forma mais eficaz conseguiu desenvolver alegre e entretida! A meio da lide, o cavalo escorregou tendo sido colhido sem consequências.". 

"SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: E a máxima de que os últimos são os primeiros, aqui no Sobral, assenta que nem uma luva, Luís Rouxinol Jr um dos últimos ginetes que Francisco Penedo, apoderou, conjuntamente com o seu pai, ao entrar em praça deixou no centro do ruedo, um pequeno ramo de flores brancas, brindou aos céus e à família (viúva e filha), e esperou no centro da praça, pelo Canas, a sorte de gaiola só não resultou em pleno, devido à colocação traseira e descaída do ferro, mas foi com as bandarilhas, que veio ao de cima todo o génio taurino do jovem de Pegões. Cinco curtos, um deles em sorte de violino, e dois pares de bandarilhas, bastaram para confirmar um saboroso triunfo, frente a um Canas, que colaborou bastante, reforçando o valor da prestação do jovem Luís.".